Ajustes nos pedidos e processos
Os pedidos de compras ou processos, após a análise realizada pela equipe do DCOM, podem ser devolvidos para o setor requerente efetuar os ajustes que forem necessários para a sua correta instrução.
O prazo para a devolução do pedido ou do processo com os ajustes solicitados atendidos é de 10 dias corridos, contados a partir do momento do seu encaminhamento pelo DCOM.
Pedidos e processos de licitação
Os pedidos de licitação encaminhados ao DCOM são conferidos, em um primeiro momento, para identificar a existência da documentação necessária para a sua instrução e se atendem os seguintes requisitos:
- itens solicitados na etapa do Calendário de Compras;
- pedidos separados por categorias (grupos);
- justificativa para pedidos encaminhados fora do prazo.
Observando alguma inconsistência, o pedido de licitação é devolvido ao requerente para que ele proceda com os ajustes necessários. Após a correta instrução do pedido é gerado o processo licitatório e realizada a análise da pesquisa de preços. Sendo necessário, a equipe do DCOM vai retornar o pedido ou o processo para que o requerente realize os últimos ajustes antes do seu encaminhamento para a elaboração do Termo de Referência.
Sempre que os ajustes solicitados forem relacionados com alterações em itens ou valores da pesquisa de preços é necessária a atualização do Mapa Comparativo de Preços e a anexação ao processo da 'Declaração de conferência de ajustes'.
Baixe sempre a última atualização da Declaração de conferência de ajustes no link http://dcom.proad.ufsc.br/formularios/ e preencha todos os campos.
Ajustes solicitados pelo requerente
Para uma correta instrução do pedido de compra é necessária a realização de um planejamento pela unidade requerente para determinar as suas demandas e definir as especificações dos itens que serão solicitados. A equipe de apoio deve conferir se os itens estão especificados corretamente e se os seus valores correspondem aos preços praticados no mercado antes do pedido de compra ser encaminhado ao DCOM.
Após o encaminhamento do pedido de compra, os ajustes que forem solicitados a pedido do requerente somente serão permitidos seguindo os prazos que correspondam com a etapa em que o processo se encontra.
Ajustes na especificação, quantidade, unidade de medida dos itens; inclusão ou exclusão de itens; e alterações nos orçamentos: O requerente poderá solicitar estes ajustes somente até a etapa de análise da Pesquisa de Preços. Após o encaminhamento do processo para a elaboração do Termo de Referência estes ajustes não serão mais permitidos.
Ajustes nos documentos para aceitação e habilitação técnica; solicitações de amostra; prazos de entrega; garantias e obrigações da contratada: O requerente poderá solicitar estes ajustes somente até a etapa de elaboração do Termo de Referência.
Ajustes solicitados pelo DCOM
Após o encaminhamento do pedido o requerente precisa acompanhar diariamente a sua Fila de Trabalho no Sistema Solar para verificar se ele não retornou para ajuste.
FIQUE ATENTO:
- O prazo para devolução dos ajustes começa a contar a partir da data em que o pedido ou processo foi encaminhado ao requerente.
- Se for solicitado um ajuste no pedido de compra, o pedido deve ser recebido pela Fila de Trabalho Rever Pedido e as alterações nos itens devem ser realizadas diretamente nesta Fila de Trabalho.
- Se for solicitado um ajuste no processo licitatório, o processo deve ser recebido pela Fila de Trabalho Rever Processo e as alterações nos itens devem ser realizadas diretamente nesta Fila de Trabalho.
- Se for solicitado um ajuste na pesquisa de preços, a pesquisa de preços deve ser acessada pelo Módulo Compras & Licitações.
Todas as alterações realizadas nos itens da pesquisa de preços (Mapa Comparativo) precisam obrigatoriamente ser realizadas de modo idêntico nos itens do pedido/processo de compra e vice-versa.
Acesse a seção Como editar o Mapa Comparativo de Preços da Pesquisa para saber como ajustar a pesquisa de preços.