NOVA METODOLOGIA DOS PEDIDOS (TESTE)

De Wiki@DCOM
Revisão de 19h36min de 20 de maio de 2021 por Simone.duarte (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Divisão das tarefas de orçamentação

Confira onde esta fase acontece no fluxograma

Esta é uma fase interna do DCOM. Com base nas demandas informadas por cada Unidade requerente nas listas fechadas e abertas, o DCOM determinará as responsabilidades de cada uma delas em relação à orçamentação (Pesquisa de Preços) de todos os materiais a licitar.

Com a atual metodologia, em que as demandas semelhantes de todas as Unidades requerentes da UFSC são agrupadas, não há mais a necessidade de cada Unidade realizar o orçamento (pesquisa de preços) para cada item que pretende comprar. Desta forma, a divisão desta tarefa acaba gerando (na maioria dos casos) um menor número de trabalho a ser feito pelas Unidades requerentes. Assim, a CAPL/DCOM seleciona quais Unidades realizarão a tarefa de orçamentação de determinados itens, considerando toda a demanda da UFSC para estes itens (definida anteriormente na Lista Final, o que será visto a seguir).

Aos servidores das Unidades requerentes basta verificar os resultados divisão das tarefas de orçamentação na fase de 'Execução das tarefas conforme divisão', quando então terá atividades a desenvolver e prazos a cumprir.


Alert.png IMPORTANTE!
  • As Unidades requerentes realizarão a Pesquisa de preço para os itens aprovados de suas Listas Abertas, a menos que itens das LISTAS ABERTAS de mais de uma Unidade sejam agrupados (ver seção 'Ciência e aprovação das demandas consolidadas'). Nesse caso, a CAPL/DCOM designará apenas um requerente para orçamentar o item. De todo modo, como essa exceção é incomum, o DCOM recomenda que as Unidades realizem as pesquisas de preço dos itens de suas LISTAS ABERTAS antes mesmo da fase de 'Divisão das tarefas de orçamentação, de modo a agilizar as pesquisas de preço sob sua responsabilidade';
  • Os itens da lista fechada comuns a mais de uma Unidade requerente serão distribuídos entre elas, sem repetição. Ou seja: cada item terá sua Pesquisa de preço realizada por uma única Unidade requerente, que deverá obrigatoriamente cotar o 'Quantitativo Total' do item, isto é, a soma de todo o quantitativo solicitado pelas Unidades requerentes, informado na LISTA FINAL.
  • Para não sobrecarregar apenas alguns requerentes a CAPL/DCOM leva em consideração não apenas o quantitativo de cada item demandado, mas também a quantidade de processos em que as Unidades requerentes estão participando ativamente (com responsabilidade de orçamentação). Pode acontecer de algumas Unidades requerentes possuírem quantitativo superior às demais em várias planilhas online e se fosse levado em consideração apenas o quantitativo de cada demanda individual, algumas Unidades jamais precisariam realizar pesquisas de preço, enquanto outras teriam que realizar pesquisas em todos os processos. Por esta razão nem sempre quem solicitou o maior quantitativo será o responsável pela pesquisa de preços.


ATENÇÃO

  • A diferença é que nesta metodologia as Unidades requerentes não precisarão mais criar um pedido de compra, pois o pedido será gerado pela CAPL na fase de 'Divisão das tarefas de orçamentação' e encaminhado para a Unidade diretamente na Fila de Trabalho Rever Pedido, contendo apenas os itens em que a Unidade ficou responsável pela pesquisa de preços.
  • Ao criar a Pesquisa de Preço, na fase de inserção dos Itens, o campo 'Assunto' deverá ser obrigatoriamente preenchido com o mesmo texto informado no campo 'Objeto' do Pedido de Compra. Pesquisas de preços que não forem criadas com esta identificação padrão correm o risco de não serem identificadas e não consideradas no processo licitatório!



Answer.png Como eu encaminho o pedido com os itens para os quais preciso realizar Pesquisa de Preço?

Quando a Unidade localizar itens na LISTA FINAL para os quais precisa realizar Pesquisa de preço, deverá criar uma Pesquisa de preço no módulo 'Compras e Licitações' (SCL) e anexar o mapa comparativo de preços no pedido de compra gerado pela CAPL e encaminhado para a Fila de Trabalho Rever Pedido da Unidade responsável pela orçamentação dos itens.

Os pedidos resultantes da Lista Final, após serem complementados com as Pesquisas de Preço e demais documentos necessários, serão analisados pela equipe da CAPL e, uma vez aprovados, serão ajuntados aos processos de compra (23080) pertinentes, previamente criados na fase de 'Geração dos processos' e informados na LISTA FINAL.

ATENÇÃO: Ao criar a Pesquisa de Preço, na fase de inserção dos Itens, o campo 'Assunto' deverá ser obrigatoriamente preenchido com o texto padrão Aquisição para o processo 23080. (preencher com o número do processo informado no Pedido de Compra. Pesquisas que não forem criadas com esta identificação padrão correm o risco de não serem identificadas e não consideradas no processo licitatório!