Ajustes nos pedidos e processos

De Wiki@DCOM
Ir para: navegação, pesquisa

Info.png

Clique aqui para saber como acompanhar um processo de compras.

Ajustes nos pedidos de compras

Após a análise do DCOM, os Pedidos de Compras podem ser devolvidos aos requerentes para que ajustes sejam realizados.

O prazo para a devolução do pedido ou do processo com os ajustes solicitados são de 05 dias úteis a partir do seu encaminhamento pelo DCOM e não a partir do recebimento pelo requerente.


Dedo apontando.pngAcesse aqui o novo formato do Calendário de Compras do DCOM e confira os cronogramas de atividades por Etapa.

Pedidos e processos de licitação

Os pedidos de licitação encaminhados ao DCOM via SCL/SOLAR são conferidos de modo a verificar a documentação obrigatória para a sua instrução e se atendem aos seguintes requisitos:

  • itens solicitados na Etapa correta do Calendário de Compras e dentro dos prazos;
  • pedidos separados por grupos e famílias, conforme instruções do Calendário;
  • justificativa para pedidos encaminhados fora do prazo.


Caso contenha alguma inconsistência, o pedido de licitação é devolvido ao requerente para proceder com os ajustes de acordo com o despacho.


No fluxo prévio previsto pela metodologia de compras, após a correta instrução do pedido pelos requerentes na fase 'Execução das tarefas conforme divisão' do Cronograma de cada Etapa do Calendário, o pedido será ajuntado ao processo de compras (23080.XXXXX/ANO-XX) criado pelo DCOM na fase Geração dos Processos do mesmo Cronograma, sendo automaticamente tramitado para a fila 'Triagem'. Após todos os demais pedidos do processo serem ajuntados, o processo inteiro será tramitado para a fila 'Pesquisa de Preços'.


Dedo apontando.pngAntes do encaminhamento do processo de compras à CAEX para elaboração do Termo de Referência, sempre que necessário a equipe da CAPL devolverá os pedidos aos requerentes para realização de ajustes de acordo com o despacho.


Info.png

I M P O R T A N T E

Sempre que for necessário alterar os textos ou os valores da Pesquisa de Preços, será necessário corrigi-la para gerar e anexar um novo Mapa Comparativo de Preços ao pedido e também realizar os mesmos ajustes no Pedido de Compras.


Dedo apontando.pngDúvidas sobre como corrigir a Pesquisa de Preços para gerar um Mapa Comparativo de Preços atualizado? Clique aqui!!!

Ajustes solicitados pelo requerente

Para a correta instrução dos pedidos de compra na metodologia de compras que prevê o fluxo prévio para licitações pelo Sistema de Registro de Preços (SRP), cada requerente precisa se planejar com antecedência de modo a conseguir determinar suas demandas para cada Etapa do Calendário de Preços e definir os detalhamentos dos itens que serão solicitados.


De posse dessas informações, na fase 'Inserção das demandas nas listas fechadas e abertas pelas Unidades requerentes' do Cronograma de cada Etapa do Calendário, os requerentes poderão consultar as listas fechadas de cada grupo/família e informar as quantidades dos itens que desejam licitar.


Dedo apontando.pngSe a lista fechada de um grupo/família não contemplar toda demanda setorial de materiais a licitar por SRP, os requerentes poderão informar esses outros itens em uma aba específica, chamada de lista aberta e disponível na mesma planilha online em aba individual, nomeada com a sigla de cada requerente no SOLAR.


Antes de informar os itens em sua lista aberta, a Equipe de Apoio designada por cada requerente deve obrigatoriamente conferir se os itens estão com as informações técnicas corretas.


Aviso.png

A T E N Ç Ã O:

  • Ajustes (mudança de códigos, novos quantitativos, exclusões, etc.) solicitados a pedido do requerente nos itens das listas fechadas e abertas somente serão permitidos nos prazos que correspondam à fase 'Ciência e aprovação das demandas consolidadas' do Cronograma de cada Etapa do Calendário.
  • Ajustes nos documentos para aceitação e habilitação técnica; solicitações de amostra; prazos de entrega; garantias e obrigações da contratada: O requerente poderá solicitar estes ajustes somente até a etapa de elaboração do Termo de Referência.

Ajustes solicitados pelo DCOM

Após o encaminhamento do pedido na fase 'Divisão das tarefas de orçamentação' do Cronograma de cada Etapa do Calendário, cada requerente precisa acompanhar diariamente a sua Fila de Trabalho no Solar para verificar se ele não retornou para ajustes.


Alert.png FIQUE ATENTO:

  • Os 05 dias úteis para devolução dos ajustes começam a contar a partir da data em que o pedido ou processo foi encaminhado ao requerente pela CAPL/DCOM.
  • Se for solicitado um ajuste no Pedido de Compras, o pedido deve ser recebido pela Fila de Trabalho Rever Pedido e as alterações nos itens devem ser realizadas nesta Fila de Trabalho.
  • Se for solicitado um ajuste no Processo Licitatório, o processo deve ser recebido pela Fila de Trabalho Rever Processo e as alterações nos itens devem ser realizadas nesta Fila de Trabalho.
  • Se for solicitado um ajuste na Pesquisa de Preços, ela deve ser acessada pelo Módulo Compras & Licitações, conforme instruções da seção Como corrigir a Pesquisa de Preço.
  • Todas as alterações realizadas nos itens da Pesquisa de Preços e/ou no Mapa Comparativo precisam ser obrigatoriamente realizadas de modo idêntico nos itens do Pedido de Compras e vice-versa.}}


Dedo apontando.pngAcesse aqui o novo formato do Calendário de Compras do DCOM e confira os cronogramas de atividades por Etapa.


Topo.png Ir para o topo da página