PEDIDOS DE MATERIAL DE CONSUMO DISPONIBILIZADOS PELO ALMOXARIFADO CENTRAL

De Wiki@DCOM
Ir para: navegação, pesquisa

A Coordenadoria de Almoxarifado Central (CAC/DCOM/PROAD) é o setor vinculado ao Departamento de Compras que realiza os procedimentos de aquisição, recebimento, armazenagem e distribuição dos materiais de consumo de uso comum aos diversos setores da UFSC.

Todas as Unidades Gestoras da UFSC dispõem de uma cota financeira que, dentre outras finalidades, pode ser utilizada para realizar pedidos de material de consumo ao Almoxarifado Central, de acordo com as cotas de materiais previamente estabelecidas;

Deve-se zelar pela racionalização e economia dos materiais, solicitar somente o estritamente necessário para atendimento às demandas da unidade e abster-se de encaminhar pedidos de materiais que já constem em quantidade suficiente no depósito.


Info.png

A listagem dos materiais distribuídos pelo Almoxarifado Central pode ser visualizada por meio do sítio do DCOM na seção "Relação de Cotas do Almoxarifado Central".


Para realizar um pedido de material de consumo ao Almoxarifado Central, deve-se solicitar perfil de usuário, por meio do encaminhamento de um Documento de Oficialização de Demanda de Desenvolvimento de Sistemas (DOD) à SeTIC. Após liberação do perfil, realizar os procedimentos descritos a seguir.


Aviso.png

Se os materiais demandados não forem fornecidos pelo Almoxarifado Central, deverá ser iniciado um processo administrativo de compra de material de consumo ou permanente, conforme as instruções da seção Procedimentos para a aquisição de materiais deste Manual.

CRIAÇÃO DO PEDIDO DE MATERIAL DO ALMOXARIFADO CENTRAL

a) No módulo 'Pedidos', menu 'Materiais', selecione o submenu 'Material de Consumo' para abrir a tela 'Pedido de Material de Consumo'. Acione o botão 'Novo' para abrir a tela 'Pedido de Material de Consumo';

b) Preencha os campos disponíveis como parâmetros para o cadastro (o asterisco sinaliza os campos de preenchimento obrigatório):

  • Órgão*: sigla e descrição do órgão. O sistema preenche automaticamente com o órgão do usuário;
  • Setor solicitante*: sigla e descrição do setor solicitante;
  • Setor destino*: sigla e descrição do setor destino;
  • Almoxarifado*: sigla e descrição do almoxarifado;
  • Emissão: data de emissão do pedido;
  • Emissor: emissor do pedido;
  • Expediente*: código e descrição do documento de expediente relacionado ao pedido;
  • Nº: número do documento de expediente;
  • Centro de Custo: código e descrição do centro de custo relacionado ao pedido;
  • Nº ramal*: número do ramal do requisitante;
  • Descrição resumida*: descrição de informações relevantes sobre o pedido de material de consumo;
  • Justificativa: justificativa do pedido;
  • Observações: observação adicional a respeito do pedido;
  • Solicitante*: funcionário responsável pelo pedido;

c) Se for necessário, acione os botões de consulta posicionados ao lado dos referidos campos;

d) Selecione a opção “Pedido urgente” para que o pedido seja registrado como urgente;

e) Preencha os campos disponíveis como parâmetros para o cadastro:

GRUPO MATERIAIS

  • Material*: identificação do material;
  • Embalagem*: tipo de embalagem. Ao selecionar o material, este campo é preenchido automaticamente;
  • Qtde*: quantidade de material solicitado;
  • Detalhes: observação sobre o material;
  • Especificação: especificação do material;

f) Acione o botão 'Confirmar' para adicionar os dados na tabela;

g) Há três modos para cadastrar materiais: acionando o botão 'Catálogo', 'Copiar Pedido' ou o botão 'Adicionar';

h) Para verificar mais detalhes sobre o material, acione o ícone 'T';

i) Para verificar mais detalhes, selecione o registro, acionando o ícone 'lápis'. Ao clicar no ícone indicado, será aberta uma tela com todas as informações referentes a este item para consulta e edição;

j) Para excluir um item da tabela, acione o ícone 'X';

k) Acione o botão 'Salvar' para armazenar os dados no sistema;

l) Para cancelar o registro, acione o botão 'Cancelar';

m) Confira os dados do pedido e clique no botão enviar para encaminhar o pedido para aprovação da chefia imediata, que deverá aprová-lo para que o sistema o direcione para a fila de trabalho da Coordenadoria de Almoxarifado Central.


Info.png

Na primeira semana de cada mês o Almoxarifado Central fecha para realização do balanço mensal. Portanto, os pedidos de material de consumo devem ser encaminhados antes ou após esse período.

Topo.png Ir para o topo da página

APROVAÇÃO DO PEDIDO DE MATERIAL DO ALMOXARIFADO

Após a criação do pedido de material de consumo, esse deverá ser aprovado pela chefia imediata do servidor que realizou o cadastro do pedido, por meio do acesso à sua fila de trabalho no Sistema de Processos Administrativos (SPA), tarefa 'Aprovar pedido'.

Topo.png Ir para o topo da página

RECEBIMENTO DO MATERIAL DO ALMOXARIFADO

O material de consumo deve ser recebido por servidor devidamente designado para tal atividade pelo ordenador de despesas da Unidade, o qual deverá realizar a conferência do material no momento do recebimento, armazenando-o de forma adequada no depósito setorial até a completa distribuição para as subunidades.

O servidor responsável pelo depósito deverá manter controle das entradas e saídas de material e observar procedimentos relativos ao correto armazenamento e manuseio dos mesmos.

Somente após a confirmação do recebimento do pedido no sistema será possível efetuar novo pedido.


Desta forma, a sequência de etapas relacionadas ao pedido de material do Almoxarifado Central consiste em:

  1. Elaboração do pedido pela Unidade requerente por meio do Sistema Solar/ALX;
  2. Encaminhamento ao servidor que autoriza e/ou encaminha o pedido à Coordenadoria de Almoxarifado Central, caso o requerente não possua o perfil adequado para o encaminhamento;
  3. Recebimento e avaliação do pedido pelo Almoxarifado Central;
  4. Saída do material do Almoxarifado Central para entrega;
  5. Entrega do material, efetuada por colaboradores da empresa terceirizada que presta serviço ao Almoxarifado;
  6. Recebimento do material pela Unidade requerente;
  7. Conferência quantitativa quando do recebimento dos materiais, realizada em conjunto pela Unidade requerente e pelo colaborador da empresa terceirizada;
  8. Assinatura com carimbo ou nome legível na Nota de Saída de Materiais pela Unidade requerente;
  9. Assinatura do livro protocolo com nome legível pela Unidade requerente do material.

Aviso.png

Todas as etapas deverão ser cumpridas, de modo que o material possa ser adequadamente entregue nas Unidades requerentes. Caso alguma etapa não seja cumprida, o material retornará ao Almoxarifado Central.


Resume-se assim o fluxo:

Imagem: fluxo resumido do pedido de material do Almoxarifado Central


Info.png

A conferência quantitativa é a atividade que verifica se a quantidade declarada na Nota de Saída de Materiais corresponde efetivamente à recebida.

  • As entregas efetuadas pela Coordenadoria de Almoxarifado Central serão obrigatoriamente conferidas quantitativamente pelo representante da Unidade requerente em conjunto com o(s) colaborador(es) da empresa terceirizada que estará(ão) efetuando a entrega, caso contrário tais entregas não serão concluídas.
  • Os pedidos elaborados pela Unidade no Sistema Solar/ALX, após a correspondente aprovação por parte do Almoxarifado, transformam-se em Notas de Saída de Materiais, as quais acompanham a entrega dos materiais, que deverão ser assinadas após a conferencia quantitativa por servidor designado por sua Unidade. Além da assinatura, deverá ser inserido o nome legível e/ou carimbo.
Topo.png Ir para o topo da página

PEDIDOS DE REVISÃO DE COTAS DOS MATERIAIS

As unidades gestoras da UFSC dispõem de uma cota (quantidade) mensal para solicitar cada um dos materiais fornecidos pelo Almoxarifado Central.

Caso seja necessário rever as cotas da unidade, o servidor responsável deverá encaminhar solicitação digital por meio do Sistema Solar para DCOM/PROAD, com a ciência do ordenador de despesas, solicitando a revisão das cotas e justificando a necessidade e quantidade item a item.

Em seguida, os servidores responsáveis irão avaliar o pedido e retornar com a resposta na mesma solicitação digital.

Dedo apontando.pngOs parâmetros para concessão de cotas estão disponíveis na Portaria Normativa nº 2/2016/PROAD

Topo.png Ir para o topo da página

SOLICITAÇÃO DE COTA EXTRA

A "cota extra" tem por objetivo atender a demandas pontuais de materiais de consumo distribuídos pelo Almoxarifado Central. Desta forma, não há a necessidade de manutenção de uma cota fixa mensal para atendimento de uma necessidade que ocorre uma vez ao ano, por exemplo.

Para solicitação de materiais distribuídos pelo Almoxarifado Central por meio de cota extra, deve-se enviar uma Solicitação Digital para DCOM/PROAD contendo a necessidade, justificativa e autorização do Ordenador de Despesas da Unidade requisitante, uma vez que há utilização de recursos da cota de Almoxarifado da referida Unidade. Recomenda-se que tal justificativa e autorização sejam feitas por meio de Ofício endereçado à Direção do DCOM.

O pedido será analisado e, caso seja deferido, seguirá para atendimento.


Aviso.png

Uma vez que a cota extra não é prevista, não há garantia de disponibilidade no estoque do Almoxarifado Central para atendimento no momento do pedido. Assim, caso seja uma grande quantidade a ser solicitada, recomenda-se a programação com antecedência para reposição do estoque, se necessário.

Topo.png Ir para o topo da página