Pedido de compra: Sete Passos

De Wiki@DCOM
Ir para: navegação, pesquisa

Info.png

Clique aqui para saber como acompanhar um processo de compras.

Passo 1: Cadastro de pedidos de compras

Após a criação da Pesquisa de Preços é possível percorrer os sete passos que geram um Pedido de Compra.

Após clicar em 'Abrir pedido para complementar informações' (conforme Figura 'SCL - Pedido Gerado' da seção 'Resultado - Mapa Comparativo de Preços') o sistema importa as informações previamente inseridas na etapa de criação da pesquisa de preços.

As informações deverão ser verificadas e, se necessário, complementadas. Os campos com asterisco são de preenchimento obrigatório.

  • Confira as informações nos campos:
  1. Órgão responsável: Universidade Federal de Santa Catarina;
  2. Setor responsável: informar setor requerente do material;
  3. Categoria: Licitação (Somente para material) - código 7 ou Dispensa ou inexigibilidade - código 8;
  4. Objeto: Descrição resumida da compra. Este será o "nome" do pedido de compras, portanto deve-se utilizar uma descrição que facilite sua identificação por todas as instâncias pelas quais o processo irá passar. Quando for o caso, identificar dispensa ou inexigibilidade de licitação antes da descrição resumida da compra. Exemplo: Assunto: DISPENSA - Materiais hidráulicos para uso da Prefeitura Universitária;
Dedo apontando.pngPara pesquisas de preço na nova metodologia de compras, o campo 'Assunto' deve ser preenchido com o texto padrão Aquisição para o processo 23080.(preencher com o número do processo ao qual o pedido foi ajuntado na etapa de Geração dos Processos).
Dedo apontando.pngPara as demais pesquisas de preço (conforme a seção 'Exceções à regra'), informar tipo de material e aplicação. Exemplo: Assunto: Aquisição de materiais Hidráulicos para atender as demandas da Prefeitura Universitária;
  1. Justificativa: deve ser o mais sucinta possível, pois o Documento de Formalização da Demanda é documento obrigatório nas peças do pedido. Pode-se citar o número do Documento da compra a ser anexado.


Aviso.png

Para pregões por Sistema de Registro de Preços (SRP) é necessário clicar no ícone “Novo contrato de registro de preços”. Para outras formas de aquisição (Dispensa, Inexigibilidade, Pregão Pronta entrega ou Adesão) essa opção não deve ser selecionada.


Passo 1: Cadastro de Pedido de Compra


Topo.png Ir para o topo da página

Passo 2: Lotes/Itens

Nesta etapa o sistema apresenta os itens inseridos na etapa de pesquisa de preços. Confirmar as informações e prosseguir.

Em relação à criação de lotes, o SCL ainda não está preparado para a prática da funcionalidade.

Portanto, caso o requerente almeje a criação de lotes, deverá indicar no processo (em peça específica ou no próprio Documento de Formalização da Demanda), para que a Coordenadoria responsável indique a formação dos lotes no momento da confecção do Termo de Referência.

Passo 2: Lotes/Itens
Topo.png Ir para o topo da página

Passo 3: Entrega

Nesta etapa o sistema apresenta os itens e os locais de entrega informados na etapa de Pesquisa de Preços. Confirmar informações e prosseguir.

Passo 3: Entrega
Topo.png Ir para o topo da página

Passo 4: Amostra

Esta etapa deve ser desconsiderada. Solicitações de amostra devem ser feitas em conformidade com o disposto na seção Solicitação de Amostra. Prosseguir para a próxima etapa.

Passo 4: Amostras


Topo.png Ir para o topo da página

Passo 5: Anexos

Info.png

Para ajudar os requerentes a respeitar a legislação pertinente e a organizar a documentação necessária às compras por licitação, dispensa, inexigibilidade, importação ou adesão a Atas de Registro de Preços (ARP) de outros órgãos federais, o Departamento de Compras disponibiliza Listas de Verificação (Checklist) específicas na página http://dcom.proad.ufsc.br/formularios/.

- Ao iniciar um novo pedido de compras, é preciso utilizar a versão atualizada da Lista pertinente à modalidade de compra em questão.


Nesta etapa devem ser inseridos os documentos necessários à instrução processual conforme instruções e links para a página do DCOM apresentados ao longo da Lista de Verificação, como por exemplo:

Info.png

Está disponível no site do DCOM em Formulários e Checklists o Modelo do Documento de Formalização da Demanda, que serve como guia para as informações essenciais e obrigatória na composição do documento.

Erro.png

Pedidos com documentos que contenham assinaturas salvas em arquivo de imagem e 'coladas' no arquivo de texto serão devolvidos.


Passo 5: Anexos


Aviso.png

Na criação de um Pedido de Compra, o Mapa Comparativo de Preços da pesquisa - documento em que consta o resumo da pesquisa de preços realizada - é anexado automaticamente pelo sistema. Caso a equipe do DCOM solicite ajustes posteriores que demandem correções do Mapa, ele deverá ser atualizado e anexado como peça no processo, nomeado como 'Mapa Comparativo atualizado'.


Ok.png

Documentos deverão ser anexados e nomeados individualmente, de modo a permitir sua fácil localização nos anexos (peças). Pedidos com documentos e orçamentos anexados sem identificação que permita a fácil localização das peças e dos itens, serão devolvidos para que o requerente informe a localização exata por página dos documentos e orçamentos na pasta digital. Essa identificação posterior poderá ser feita por meio de tabela com relação dos itens, páginas e valores (por exemplo, quando existem vários itens em um único orçamento com descrições muito semelhantes ou mesmo com descrição de difícil identificação como acontece com reagentes); ou no próprio despacho, quando a identificação das páginas já é suficiente.


Exemplos de como anexar e nomear peças:


Como anexar e nomear documentos.


Como anexar e nomear orçamentos por item.


Pode acontecer de, ao longo da análise realizada pelo DCOM, o pedido ser devolvido para exclusão de algum item. Caso isso ocorra em pedidos com orçamentos nomeados pela numeração do item a que se referem no pedido, novos orçamentos que precisem ser anexados após os ajustes deverão ser nomeados com descrição dos itens e não mais pela numeração, para evitar confusão na identificação das peças.


Como anexar e nomear orçamentos por fornecedor.


Topo.png Ir para o topo da página

Passo 6: Documentos

Esta etapa deve ser desconsiderada. Os documentos necessários à instrução processual devem ser anexados na 'etapa 5 – Anexos'. Prosseguir para a próxima etapa.

Passo 6: Documentos
Topo.png Ir para o topo da página

Passo 7: Concluir

Nesta etapa deve-se realizar a última conferência das informações inseridas.


Passo 7: Concluir


Após clicar em 'Enviar', é gerado um número de protocolo (conforme a imagem abaixo).

Número do Protocolo


Esse número de protocolo/pedido aparecerá na fila de trabalho (SCL/SOLAR) do servidor do setor requerente com perfil para Aprovação de Pedidos de Compras e apenas após sua aprovação, será encaminhado automaticamente pelo sistema ao DCOM.

Info.png

Anote o número de protocolo gerado no momento do envio do pedido, pois esse é o número da solicitação digital que tramitará no DCOM até virar um processo administrativo de compra. Utilize-o para acompanhar a aprovação do pedido e para consultar seu status, tramitação ou peças.

Aprovação do pedido

Aviso.png

Os pedidos aprovados devem chegar na fila de trabalho do DCOM obedecendo às datas das etapas estipuladas pelo Calendário de Compras.

Exemplo: 1ª Etapa de materiais de consumo - Prazos: de 5 a 9 de março de 2018.

Um pedido é concluído e automaticamente encaminhado para a fila de trabalho de aprovação de pedidos em 7 de março de 2018, mas só é aprovado pelo servidor responsável em 12 de março, data em que entra na fila de trabalho do DCOM. Assim, o pedido do exemplo foi efetivamente enviado ao DCOM em 12 de março, após o prazo final da 1ª Etapa de materiais de consumo, encerrado em 9 de março.


Info.png

Clique aqui para saber como acompanhar um processo de compras.